21 de abril de 2016

21 A 24 DE ABRIL DE 2016

Em 2014 sonhávamos e planejávamos a realização deste grande Encontro Regional de Adolescentes Presbiterianos no Sul do País. Os momentos que antecederam este evento foram marcados por grandes expectativas, lutas, orações, visualização de portas abertas pelo Senhor.

Líderes do Sul uniram forças para que tantos adolescentes se fizessem presentes: Caravanas foram montadas de vários lugares (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná), recursos foram alcançados junto as Igrejas Locais, Presbitérios e Sínodos da IPB. Não podemos deixar de citar os esforços pessoais, investimentos de cada família e em especialmente dos adolescentes que unidos trabalharam para chegar em Guarapuava-PR. Foi D+!!!

Depoimentos de adolescentes colhidos ANTES do evento:

“Por causa da ansiedade do ReUPA Sul (que não chega nunca), acabei criando muitas expectativas. Eu espero poder ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, com culturas diferentes da minha, mas primeiramente conhecer um pouco mais de Deus, quem me deu/dá maiores as oportunidades (como principal: ter aceitado Cristo como meu mestre). E acredito que será uma experiência que mudará muita coisa dentro de mim, sendo tudo movido por Deus e pelo Espírito Santo. Cada pedacinho do meu louvor e gratidão VAI PRA CIMA!”

– Raquel Drumond

“Eu estou muito ansioso por esse REUPA além de ser o meu primeiro vou poder conhecer pessoas novas de outros lugares, vou poder ouvir os Estudos Bíblicos, também vou poder ficar perto de Deus e dos irmãos da fé, vou adorar esses dias brincando, conversando com eles isso tudo me deixa muito feliz.”

– Gustavo Arapehy de Itajaí/SC

“Espero que seja um evento de tempo de transformação, mesmo para aqueles que nasceram na igreja, espero renovação de mente, a comunhão é muito importante, quero conhecer muitas pessoas, quero aprender várias coisas e conhecer a igreja de cada um através dos seus olhos, é claro um pouco de esperança de comer salgadinhos e bobagens, afinal estou saindo um pouco da rotina, indo para um lugar desconhecido, mas se a minha esperança depender da marca que o último ReUPA deixou, então esse evento vai servir bastante pra minha edificação e me tornar um pouco mais parecido daquilo que Deus quer pra mim.”

– Samuel de Toledo/PR

“Eu desejo que com esse ReUPA eu volte para casa diferente de como eu fui. Que eu consiga aproveitar o máximo para aprender mais da palavra de Deus nas palestras. Que as brincadeiras, momentos livres, eu possa fazer mais amizades, que possamos trocar o pouco conhecimento que cada um tem, e que ali possamos aprender com a diferença, por que cada um tem seu jeito de pensar e agir. Que o Espírito Santo me toque profundamente, e que eu esteja mais firmada na palavra do nosso Salvador. Sendo assim, voltando para casa para continuar mais e mais o trabalho para o nosso Senhor..

Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor : Sl. 122.1

– Ana Sara de Itapema/SC

Depoimentos de adolescentes colhidos DEPOIS do evento:

“Eu já tinha ouvido falar de algumas programações da UPA, mas nunca tive a oportunidade de ir… Na nossa igreja, sempre fazemos programas com os adolescentes. Somos muito unidos e a UPA tem crescido mais a cada dia! Hoje temos em torno de 25 adolescentes… Ano passado (2015) eu fui ao DNA em Curitiba com alguns da UPA da minha igreja, e desde então comecei a me interessar mais em participar dessas programações. Foi quando fiquei sabendo do ReUPA, e que o do Sul seria na minha cidade! Fiquei superanimada, já fui contar pra galera, falar com o pastor, conselheiros e animar os adolescentes para nos organizarmos para ir… Comecei a orar por esse motivo específico, e, a partir daí Deus já começou a falar comigo! Eu e minha família estávamos passando por alguns problemas em casa, e isso aumentou minha vontade de comparecer ao ReUPA Sul. Minha expectativa era realmente receber uma luz, queria que Deus me ajudasse a enxergar a vontade Dele para a vinha vida, eu já não sabia mais o que fazer. Implorava por respostas, porém eu queria estar no controle da situação. Durante o encontro, Deus falou muito ao meu coração, e claramente! Os planos Dele são maiores que os meus, não é segundo as minhas expectativas, Ele fará além do que eu imagino! Em Romanos 12:2, que foi um dos textos estudados, diz “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Eu não preciso desanimar, me desesperar, porque Ele está no controle de todas as coisas, e sabe o que é melhor para mim e para minha família. Mas preciso renovar a minha mente, ser diferente num mundo de iguais, ir na contra mão do mundo, para conhecer a boa, agradável e perfeita vontade do meu Senhor… Também conheci pessoas das quais nunca mais me esquecerei… Percebi que Deus não fala apenas por pregações, mas por amigos também. Amigos de verdade, aqueles que nos levam para perto de Deus! Descobri um lugar onde posso ser eu mesma, com meu jeito adolescente de ser, meus amigos de verdade, nossas bagunças santas, onde não me importo com o que pensam, onde posso louvar à minha maneira, onde Deus age! Esse lugar é a UPA, literalmente uma união. Descobri tudo isso em 4 dias, juntamente com mais 200 adolescentes! O ReUPA vai ficar pra sempre na minha história. Louvo ao Senhor por cada momento. Muito obrigada! Deus abençoe!”

– Heloisa Stoeberl de Guarapuava – PR

“Foi muito bom, porque foram momentos em que Deus esteve realmente presente conosco, era possível sentir a sua presença, senti meu coração quebrantado, fui tocado, e foi muito bom”

– Mateus de Curitiba-PR

“Estava esperando conhecer pessoas novas, e ganhei muito mais. Estava esperando conhecer mais de Deus, e conheci muito mais. Estava esperando escutar, e escutei muito mais. De primeira confesso que tive medo evergonha de simplesmente aparecer de repente em um lugar tão diferente e distante da minha cidade. Porém não desisti no meio do caminho, pq no final foi que percebi que na verdade a vontade não era apenas minha (de rever e ver meus amigos), mas também de Deus. Pq ele me dissera : Vai, filha, pq eu tenho um propósito pra vc.”. E foi o que Ele realmente fez. Ele permitiu que eu fosse, e chegando lá Ele me mostrou de forma tão majestosa o que ele queria que eu fizesse, que era ouvi-lo dizer que Ele me escolheu para a sua honra e glória, para proclamar a sua verdade. E antes que eu percebesse já estava no chão prostrada diante dEle e quebrantada, pq tinha entendido o propósito dEle ter me levado até lá. Foi uma experiência maravilhosa que tive com Deus. E foi algo que mudou a minha vida. E que pra mim foi milagrosa, pq essa era minha oração de muitos meses (para que eu fosse instrumento de Deus). E Ele me deu essa oportunidade, e eu aceitei. Pois é para esse Deus, tão maravilhoso, a quem doei eternamente a minha vida. #vaipracima #essenegociofoibom #upa #reupasul2016″

– Raquel Drumond de Palmas-TO

“No ReUPA encontrei um nova chance, um chamado para uma nova vida. Uma oportunidade de reacender a chama de Cristo, e traze-lo para mais perto. Estar em comunhão com pessoas que tem os meus mesmos princípios, que acreditam nas mesmas coisas que eu, que buscam algo em comum: intensificar seu relacionamento com Deus, manter sua Luz acesa, para que o mundo veja que elas pertencem a Ele; foi a melhor parte. Essa comunhão, não só com os adolescentes, mas com os pastores e outros líderes, nos possibilitou troca e experiências, de ideias e me mostrou que não estou sozinha nessa, que existem vários outros que passam todos os dias pelas mesmas batalhas que eu, que precisam enfrentar, se não os mesmos, obstáculos muito parecidos, ou que já até passaram pelo que passo e, de uma maneira indireta, através do tesmunho ou de uma conversa, me ajudaram. E isso, renovou minhas forças e minhas esperanças, fez com que eu olhasse para Cristo e para sua cruz, de uma maneira diferente é especial, fortificou minhas raízes e meu relacionamento com Deus, o que foi o mais importante. Tenho certeza que as amizades que fizemos, vão nos ajudar a seguir, sempre, o caminho de Deus, vão nos ajudar a ser Discípulos Radicais, adolescentes extremamente obedientes que vivem sua vida de acordo com o evangelho de Cristo”

– Laura Machado de Joinville/SC

Testemunho de um Líder:

“10 adolescentes e nenhum segredo

Nós somos formados de histórias. E não há dúvidas que passamos por eventos, que só mais tarde , tomaremos consciência da grandeza deles. Imagino que seja o caso dos nossos amados adolescentes do PRVS que pela primeira vez representam o Rio Grande de forma plural nesse especial Encontro de todas as UPAs da região Sul (eles chamam essa missão de ReUPA SUL). Depois de várias tentativas para oportunizar esse momento, junto aos organizadores (destacamos Rev. Esdras – Secretário Nacional de UPAs e Pb. Odair – Coordenador Local ReUPA SUL, que não mediram esforços para incentivar e facilitar a participação), saíram nossos valentes da Rodoviária de Porto Alegre na noite de ontem, para 16 horas de viagem rumo a Guarapuava e se encontrarão com outros nobres que esperam por eles em Curitiba. Eis a lista: Gleidson Lacerda, Medeiros, Fernanda Bernardes Maia, Caroline Maria Viezzer, Daniel Alves da Costa Filho Rebecca Rios Costa,Caroline Camilo dos Santos Nunes , Isly Ferraz Bezerra, Ester Soares Torquato, Sthefanie Jofre Gomes Passo, Marilise Pinto dos Santos. Não há segredos nessa missão, pois o que desejamos para os nossos guris, desejamos para todos os demais – Ter um propósito na vida que ninguém pode tirar, que vale a pena, porque dura pra sempre, a saber, viver para glória de Deus em Cristo Jesus. Que nossos abençoados, desfrutem dessa honra de serem amigos de Cristo e jamais substituam essa amizade por nada nessa vida. Oramos para que sejam conduzidos pela pregação fiel da Palavra de Deus à uma vida de piedade e oração, de compromisso inegociável com Cristo e consequentemente com sua igreja. Segredo? Nenhum. Amor por Cristo que precisa ser contado a todas as pessoas. Deus os abençoe. Sua igreja no Sul está orando por vocês”

Rev. Daniel de Canoas-RS

O acampamento Recanto do Vale foi a nossa casa durante os 04 dias. Um local propício para ouvirmos mais de Deus e crescermos como DISCÍPULOS RADICAIS de Cristo, na PALAVRA. Vivenciamos muita COMUNHÃO, interação, ADORAÇÃO, louvor, TESTEMUNHO, CONVERSÕES, brincadeiras, dinâmicas, devocionais, sociais.

WhatsAppTelegramFacebookTwitter